Nós sempre insistimos em falar sobre a importância da contabilidade, por mais repetitivo que pareça ser, inclusive, iremos falar sobre este assunto abordando diferentes pontos de vista. Mas antes, precisamos entender o que é contabilidade.
O QUE É CONTABILIDADE
A contabilidade é a ciência que estuda e controla as variações patrimoniais de uma entidade empresarial. O controle do patrimônio se dá através de registros dos atos e fatos administrativos ocorridos na entidade. A partir desses registros, são elaborados relatórios e, através deles, é possível analisar a realidade econômico-financeira das empresas. Com essas análises se pode projetar o futuro do empreendimento.
O QUE OS PEQUENOS EMPRESÁRIOS PENSAM DA CONTABILIDADE
Percebendo a falta de conhecimento das pessoas sobre o assunto, sentimos a obrigação de ministrar uma palestra com o título “Contabilidade para empreendedores de primeira viagem” para alguns clientes e convidados, em outubro/2019, que estavam iniciando o seu negócio ou que estavam começando a mudar a forma de ver sua empresa, para falar sobre a importância da contabilidade para o sucesso deles.
No início, perguntamos qual a intenção deles ao contratarem um contador e a maioria das respostas girou em torno de “cálculo de impostos” e de “elaboração da folha de pagamento dos funcionários”. Isso é o que ocorre com a maioria dos pequenos empreendedores no Brasil e, no caso de pessoas que não são do meio empresarial, ainda há um maior desconhecimento sobre o que de fato é a ciência contábil.
Por isso, um dos objetivos da Porto Contábil é acabar com essa imagem de nossa profissão e mostrar o quão longe a contabilidade pode chegar e como ela pode te ajudar, indo muito além do que você imagina.
A CONTABILIDADE NO DIA A DIA
Quando falo que sou contador, logo escuto coisas do tipo: “Você gosta muito de matemática, não é?” e “Não tenho vocação para contabilidade”, “Sou péssimo com cálculos” e assim por diante. Numa mesa de bar, então, sempre querem que o contador da mesa faça a divisão da conta. Essa é a imagem que a sociedade estigmatizou para o contador.
Participamos também do Evento Brotar, em dezembro/2019 com a palestra “Está na hora de pensar (e agir) como uma grande empresa!”, falando justamente sobre como os empreendedores devem enxergar seu negócio e com foco na gestão financeira de suas empresas.
DICAS PARA OS PEQUENOS EMPRESÁRIOS
Os pequenos empresários ao começarem seus negócios, não o enxergam como uma empresa e vão levando dia a dia do jeito que dá. O que sempre aconselho aos meus clientes é para eles mudarem a forma que enxergam os seus negócios, seja ele pequeno ou grande, rico ou pobre, a receita para o bolo crescer é a mesma: Profissionalizar a gestão e pensar como uma grande empresa (claro que dentro de sua realidade econômica).
Uma grande empresa pensa em inovação, crescimento, expansão dos negócios, diversificação do seu segmento e etc. Esses objetivos só são alcançados com uma boa gestão financeira, que se dá através da profissionalização do negócio.
Quando falo em profissionalização, falo em levar à risca os conceitos que aprendemos na universidade ou em cursos, criar rotinas para a execução do trabalho, buscar resultados, verificar os motivos, que porventura, estejam impedindo que os resultados sejam alcançados.
O foco não é só na parte operacional (produção e/ou prestação de serviços), é na empresa como um todo, e a gestão financeira da empresa é um dos principais pilares para que esses objetivos sejam atingidos. Então defina um objetivo, pois só assim será possível definir estratégias para que se chegue até ele.
Começar a enxergar nosso negócio como uma empresa, faz com que a gente não traga para o negócio o mau comportamento que geralmente se tem com as finanças pessoais. Ter uma empresa vai muito além de ter um CNPJ.
COMO UM CONTADOR AJUDA DIARIAMENTE
Nossa profissão deve auxiliar as empresas a tomarem decisões, portanto, para ser um alicerce para a gestão dessas empresas, devemos passar informações úteis aos empresários. Para poder extrair essas informações, é preciso elaborar os demonstrativos contábeis e é necessário que as empresas tenham consciência sobre a necessidade do envio das documentações necessárias, pois, apenas através deles, poderemos analisar a realidade econômico-financeira da empresa.
O trabalho vai ser construído ao longo dos períodos, não é algo do dia para a noite, pois precisamos de informações para identificar onde está o seu gargalo financeiro, fazer comparações com anos anteriores, com base nas suas rotinas diárias poder sugerir melhores formas de tributação ou indicar algum benefício fiscal, dependendo de sua área de atuação.
Então podemos ver que o contador tem inúmeras funções para sua empresa, além das funções que, automaticamente, são associadas a nós contadores.
COMO QUEREMOS MUDAR A VISÃO QUE A SOCIEDADE TEM DOS CONTADORES
Quando fechamos contrato com os clientes, nós falamos como nossa assessoria funciona e sobre o que precisamos para poder executá-la com excelência. Então verificamos se o cliente possui todas essas informações e, caso não, nós sugerimos opções de ferramentas para que eles possam obtê-las.
Quando são clientes que vêm de outros escritórios, falamos sobre o estranhamento que pode causar com essa mudança de rotina, mas que com o decorrer do tempo, nós vamos conseguir mostrá-los com o trabalho elaborado, os benefícios da contabilidade e como todas essas informações solicitadas são benéficas para o andamento do negócio.
Com isso, podemos mostrar que a contabilidade não é apenas um simples cálculo de imposto e sim uma fonte de informações para que sua empresa possa chegar aos objetivos que foram definidos pelos sócios.
Nossa assessoria foca na gestão de sua empresa para que a sua empresa vá cada vez mais longe, afinal, esse é o nosso objetivo. Se você tem interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco através do WhatsApp e de nosso E-mail.