O mundo corporativo abrange uma variedade de temáticas que se associam e são relevantes quando se fala de negócios. Por isso, trazer reflexões sobre diversos assuntos é um dos objetivos do nosso Blog, que hoje trouxe uma convidada, a Psicóloga e Pós graduanda em Clínica Psicanalítica, Isabela Araújo, para falar um pouco sobre a saúde mental e desempenho no trabalho. Tema importantíssimo, principalmente neste período de incertezas que o mundo vive. O texto fala sobre o que é a saúde mental, a importância de ambientes saudáveis, as principais causas de afastamento e também sobre estratégias de acolhimento.
SAÚDE MENTAL E DESEMPENHO NO TRABALHO
A Organização Mundial de Saúde defende a saúde como uma situação de bem estar físico, social e mental e, partindo desse pressuposto podemos pensar na saúde mental não apenas caracterizada em hospitais ou clínicas especializadas. Saúde mental deve ser pensada para todos e em todo lugar, numa perspectiva integrativa e de grau totalitário.
Foucault, um renomado filósofo francês enfatizava o cuidar de si já na antiguidade como uma arte de viver caracterizada por uma pulsão de vida que deve ser administrada pelo sujeito, de modo que em qualquer ambiente seja prezada e respeitada uma troca de vivências, mas sem ultrapassar o limite desse indivíduo.
A importância do ambiente saudável para a saúde mental
A importância de um ambiente saudável e colaborativo em um espaço de trabalho torna-se de extrema importância para a saúde mental, visto que muitos utilizam desses mesmos locais, grande parte de seus dias, até mais do que sua residência. Ambientes assim facilitam o sentido dessas atividades exercidas por esse trabalhador.
No Brasil, pesquisas apontam afastamentos no trabalho por questões de adoecimento psíquico como o terceiro maior motivo, inclinando-se para – num futuro próximo – ser a primeira causa. Alguns fatores surgem como, por exemplo, ansiedade, baixa qualidade do sono, depressão, transtornos alimentares, perda do prazer, entre outros e é imprescindível um envolvimento próximo da liderança dessas instituições de trabalho para a execução de uma gestão saudável visando uma proteção desse trabalhador e pondo em prática uma sensibilização para um ambiente mais confortável. A falta de apetite e fobias de contato também têm se juntado nessas problemáticas enfrentadas por esse trabalhador.
Como o estresse afeta a saúde mental
O estresse no ambiente de trabalho afeta os trabalhadores de diversas maneiras, deixando esses uma propensão maior às falhas e erros em suas atividades, causando também desequilíbrios hormonais que levam à um adoecimento físico e psíquico. Dinâmicas promovendo um espaço de escuta e troca entre esses trabalhadores podem ajudar num processo de bem estar e resolução de problemas. Uma escuta profissional oferece a esse sujeito uma perspectiva de cuidado consigo abrindo possibilidades para o enfrentamento de algumas problemáticas no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações interpessoais fora do ambiente de trabalho.
Diante da situação atual de saúde pública, em meio à pandemia atual, o compromisso com a promoção de saúde, incluindo a saúde mental do sujeito que também se apresenta vulnerável, deve-se caminhar para as devidas estratégias visando uma eficácia e acolhimento à esse indivíduo. Profissionais de saúde têm se disponibilizado para uma assistência em diversas modalidades visando uma perspectiva de autocuidado.
Em relação à pandemia atual, as baixas condições sanitárias podem ser contribuintes na saúde desse trabalhador assim também como questões relacionadas à sua moradia, destacando aqui as populações de baixa renda, que devido à uma maior dificuldade estrutural não consegue seguir as indicações de isolamento e higiene.
A saúde mental é essencial para um trabalho eficaz. Emoções e estresses precisam ser manifestados e trabalhados em suas devidas formas e acolhidas por uma equipe especializada no intuito de promover um melhor funcionamento para esse trabalhador, dando sentido às suas atividades e a sua particularidade. Acolher essas demandas significa dar voz ao que o sujeito apresenta, considerando-o não apenas como um trabalhador, mas como um indivíduo inserido nesse ambiente de trabalho que possui sua singularidade, sua linguagem e seu modo de ser no mundo.
Dica Porto Contábil
Aproveitamos para acrescentar ao texto da Psicóloga Isabela Araújo, sobre os estresses que a falta educação financeira pode desencadear neste período de pandemia. Muitos estão na incerteza se terão contratos rescindidos, se receberão benefícios emergenciais, mas a única certeza é que terão redução em seus proventos. Isso é um fator que causa grande instabilidade na saúde emocional das pessoas. A incerteza de quitar seus débitos, de saber que outras pessoas dependem de sua renda e você não saber se vai poder estar cumprindo com suas responsabilidades tem sido o grande pavor da população, especialmente das pessoas com rendas mínimas, por isso insistimos em parcerias visando apoiar uns aos outros. Nós estamos deixando nossos canais de comunicação abertos para instruir as pessoas, para que essas informações verídicas e úteis, passem um pouco mais de tranquilidade.
Você também pode acompanhar o trabalho da Psicóloga Isabela Araújo através do Instagram ou do Whatsapp.